quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

S.A.R. a Princesa Irene da Grécia e da Dinamarca

 

Brasão de Armas de S.A.R. a Princesa Irene da Grécia e da Dinamarca
Artista: Hyacinthe DesJars de Keranrouë


Assinala-se hoje, dia 15 de Janeiro de 2026, o falecimento de S.A.R. a Princesa Irene da Grécia e da Dinamarca, no Palácio da Zarzuela, aos 83 anos.

Nascida no exílio, na África do Sul, durante a ocupação nazi da Grécia, a Princesa Irene pertenceu a uma geração marcada pela perda do trono, mas nunca pela perda da dignidade. Mulher de cultura rara, foi pianista de formação clássica, concertista, estudiosa de arqueologia e de espírito livre, sem jamais abdicar da consciência da sua linhagem e do dever moral que dela decorria.

A sua vida, repartida entre a Grécia, a Índia e a Espanha, foi dedicada ao serviço silencioso, à filantropia e à espiritualidade, com especial relevo para a Fundação Mundo em Harmonia, que presidiu durante décadas, e ao apoio a jovens músicos, em memória da sua mestra Gina Bachauer.

Descendente de algumas das mais antigas e ilustres casas da Europa, testemunha viva da continuidade histórica das monarquias, a Princesa Irene incarnou uma realeza sem trono, mas jamais sem honra.

Será sepultada em Tatoi, junto dos seus pais e de seu irmão, o S.M. o Rei Constantino II da Grécia.

Que descanse em paz, na fidelidade à História que sempre honrou.

O Dia em que a Lei nos Declara Idiotas

 Há leis que regulam. Outras que ordenam. E há aquelas, mais raras e mais reveladoras, que insultam. O chamado “Dia de Reflexão” pertence a ...